Orçamento Online!

Mitos e verdades sobre sistemas de alarme sem fio

23/03/2023 07:00 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
(Fonte: iStock/Reprodução)

A popularização de alarmes sem fio por quem procura por maior segurança para um ambiente vem aumentando. Por esse motivo, diversas informações, falsas e verdadeiras, são feitas em relação ao dispositivo.


Os dispositivos de segurança sem fio possuem diversas vantagens. Esteticamente, pela inexistência de cabos, não há necessidade de intervenções na estrutura do local em que ele será instalado.


Ainda, suas baterias, embora precisem ser substituídas depois de um tempo, duram por vários anos. O valor de custo do produto ainda é mais baixo do que o alarme com fio, principalmente pela sua facilidade de instalação.


Porém, ao pesquisar mais sobre o produto, você pode encontrar certas informações que não sejam totalmente verdade. Isto pode fazer com que fique receoso e em dúvida se vale a pena de fato contratar serviços de segurança.


Nesse sentido, o artigo a seguir esclarecerá todos os fatos e todos os mitos em relação ao alarme sem fio. A partir desta leitura, você não terá mais dúvidas sobre o dispositivo!

Ter um alarme é muito caro 

Mito

Atualmente, o valor de investimento inicial de um alarme sem fio varia entre R$ 100 e R$ 1000. O custo do dispositivo depende da tecnologia implementada em cada modelo, com alguns possuindo mais funções que outros.


Ainda assim, a segurança garantida pelo alarme funciona da mesma forma, independentemente do valor.

Animais de estimação interferem no funcionamento do dispositivo 

Mito

Até alguns anos atrás, essa informação era, de fato, verdadeira. Porém, não é mais. Com o avanço da tecnologia implementada nos sistemas dos alarmes sem fio, os sensores são capazes de diferenciar o movimento e a presença de animais e humanos.


Dessa forma, os disparos não ocorrem mais por esse motivo. De qualquer forma, para garantir ainda mais eficácia nos sensores, você pode pedir ajuda de um instalador profissional para encontrar os melhores pontos do ambiente onde instalar os dispositivos.

Também é preciso atentar-se à especificidade do local de cada alarme. Certos aparelhos de segurança são designados apenas para funcionarem em ambientes residenciais. Já outros, têm seu melhor desempenho em ambientes comerciais.

Cortar a energia do local pode desativar o alarme 

Mito

Os alarmes sem fio funcionam por baterias de longa duração, sem depender do sistema elétrico do ambiente em que se encontram.


Desta forma, mesmo que ocorra uma queda de energia onde os dispositivos estão, o alarme e seus sensores continuarão mantendo sua conexão.


Portanto, a segurança do ambiente continuará funcionando da mesma maneira.

Não é necessário realizar mudanças na estrutura do local 

Verdade

Os dispositivos de segurança sem fio funcionam através da tecnologia de rádio. Ou seja, os sensores de movimento enviam o sinal para disparar o alarme através de transmissões remotas.


Dessa forma, não é necessário que todos os dispositivos do sistema conectem-se fisicamente através de cabos. Então, as paredes, tetos e diversas outras estruturas do ambiente irão manter-se intactos.

A central precisa estar próxima dos sensores 

Mito

A potência dos sinais via rádio é o suficiente para manter a comunicação entre todos os dispositivos de segurança, tanto dos sensores quanto da central do alarme.


Você pode instalar o dispositivo em diversos ambientes, desde kitnets até grandes centros comerciais com vários metros quadrados, pois o alarme funcionará da mesma forma em todos.

(Fonte: iStock/Reprodução)

Câmeras instaladas no sensores fazem com que você perca a privacidade 

Mito

Diversos modelos atuais de alarmes sem fio possuem um sistema de fotoverificação. Essa nova tecnologia consiste em uma câmera acoplada aos sensores de movimento. Ao detectar um movimento indevido, ela tira uma foto do ambiente em que está instalada.


Porém, esta função só funciona quando o alarme está acionado. Dessa forma, em outros momentos em que ele está desativado, a privacidade do usuário mantém-se totalmente segura.


Certos modelos de alarme sem fio, somente disponibilizam para a empresa de monitoramento imagens captadas de quando o sistema está ativado e um sinal é enviado para ele. 

Disparos falsos são frequentes 

Mito

Até certo tempo atrás, essa questão até poderia ser verdadeira. Porém, quanto mais os sensores de movimento vêm avançando tecnologicamente, mais essa informação tem se tornado falsa.


Este avanço foi possível graças a novas configurações instaladas no sistema do alarme, que são capazes de detectar apenas invasões reais no local.

A manutenção e troca de baterias têm um valor elevado 

Mito

As baterias de cada dispositivo que compõem o sistema de alarme têm sua duração estimada em cinco anos.


Portanto, manutenções e trocas surpresas são praticamente inexistentes, permitindo o usuário a planejar-se a longo prazo quando a expiração da bateria estiver se aproximando.

A instalação do dispositivo é fácil 

Verdade

Não somente não é necessária a interferência na estrutura do ambiente, como também você mesmo pode instalar o alarme por conta própria.


Alguns modelos possuem até mesmo uma preocupação com a estética do produto, para que ele orne com o ambiente ao seu redor e traga até mesmo certa beleza ao espaço que ocupa.


Assim como é fácil instalá-lo, também é fácil removê-lo. Se você precisar sair do ambiente em que se encontra e mudar-se para outro, a remoção do alarme e seus sensores sem fio é feita de forma tranquila e sem dificuldades.

(Fonte: iStock/Reprodução)

Posso monitorar por conta própria o sistema de alarme 

Verdade

Em certos casos, não é necessário que a empresa de monitoramento fique cuidando de suas câmeras e dos dispositivos. Claro, ela estará sempre à sua disposição quando for necessário.


Ainda assim, você pode ter em seu próprio celular e computador as imagens gravadas pelas câmeras. Especialmente em casos em que apenas a presença do sistema já é suficiente para a sua segurança.


Ou então, dependendo de onde você mora ou trabalha, é possível instalar os alarmes e sensores e deixar o monitoramento das imagens aos cuidados de um porteiro ou segurança próprio.

Conte com a Yes CFTV para a sua segurança 

E aí, conseguiu entender mais sobre o que é verdade ou não em relação aos alarmes sem fio? Acesse nosso site para conferir nossos serviços e acompanhe-nos em nossas redes sociais para mais atualizações.