Orçamento Online!

Cuidados com a manutenção da central de alarme

18/04/2023 18:49 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
(Fonte: iStock/Reprodução)

Entenda mais sobre a importância de manter seu sistema de segurança vistoriado e com a manutenção correta. Além disso, saiba os cuidados aos quais você deve atentar-se durante a assistência dos dispositivos.


Caso você esteja em busca de manter um ambiente seguro e vigiado, é de suma importância possuir uma central de alarme.


Este sistema eletrônico proporciona maior segurança e tranquilidade a quem o possui. Sua versatilidade de modelos permite que a instalação seja feita em diversos locais, desde ambientes residenciais até galpões de grandes indústrias.


Porém, não basta apenas comprar um bom modelo de central de alarme e instalá-lo. Após este processo, é necessário atentar-se a sua manutenção preventiva e corretiva.


Dessa forma, você conseguirá tirar o melhor proveito possível da central de alarme. Portanto, a seguir, conheça os principais cuidados que você deve tomar durante as manutenções e a importância desse processo para o funcionamento do seu sistema de segurança. 

Importância da manutenção 

Manter seu sistema de segurança atualizado e com os componentes de sua estrutura em ordem faz com que ele continue funcionando da forma correta.


Centrais de alarme mal cuidadas podem causar problemas como: sinais sonoros disparados sem necessidade, mau funcionamento dos sensores ou até mesmo uma falha completa da rede de segurança.


Mantendo-a em ordem você garante uma boa segurança de seu ambiente, além de maior durabilidade do alarme e menor necessidade de consertos futuros.

Tipos de manutenção 

Ao falar sobre manutenções de centrais de alarme, é importante saber que existem dois tipos: preventiva e corretiva.

A preventiva incentiva uma regularidade na vistoria do sistema de segurança.


Ao praticá-la, você deve checar com antecedência os componentes do alarme e seu funcionamento. Dessa forma, as chances de ser surpreendido com uma falha dos dispositivos é menor.


Já a manutenção corretiva é aquela em que a correção é feita após algum problema ocorrer no sistema e em seus sensores.


Esta manutenção cobre desde a troca de baterias após o fim da carga até a substituição de fios após o rompimento de algum deles.

Quando realizar uma manutenção 

A periodicidade de manutenção da sua central de alarme varia de acordo com o modelo escolhido na instalação e com a maneira como ele foi instalado.


Caso você tenha instalado por conta própria, a periodicidade da manutenção é feita a partir de sua vontade e escolha.


Já no caso de fazer a instalação com uma empresa de monitoramento profissional, as datas de inspeção são acordadas durante a contratação do serviço.


De qualquer forma, em ambos os casos, é recomendado que a avaliação seja feita entre 15 dias e 3 meses, dependendo da necessidade do modelo.

Quem deve realizar a manutenção 

O mais recomendável é que, assim como a instalação, a manutenção também seja feita por um técnico especializado na área.


Somente alguém desse ramo terá o conhecimento completo para realizar a inspeção mais eficiente possível e fazer a correção de algum componente, se necessário.

(Fonte: iStock/Reprodução)

Atualização do sistema 

Um dos cuidados que deve-se ter ao realizar a manutenção preventiva é verificar se o sistema do alarme está atualizado.

Esta atualização é de grande importância nos alarmes sem fio, que tem sua conexão realizada via tecnologia de rádio e precisam estar bem conectados a seus sensores.


Além disso, também é necessário checar esta questão se você utiliza um aplicativo para verificar as imagens das câmeras do sistema de segurança. 

Sensores

Os sensores de movimento, infravermelhos e câmeras, são o braço direito da central de alarme. Sem eles, não há como ela trabalhar.


Afinal de contas, são estes dispositivos que detectam as movimentações feitas por um invasor quando o sistema está ativado. E também, é a partir dessa detecção que o sinal é enviado para o alarme, que dispara o sinal sonoro e notifica a central de monitoramento.


Portanto, durante a inspeção, é necessário verificar se o aparelho está dentro do padrão esperado. Caso contrário, podem ocorrer alarmes falsos ou mau funcionamento dos dispositivos.

Fiação 

Os alarmes com fio conectam-se a seus sensores através de cabos, formando a rede de segurança.


Caso alguns destes fios estejam fragilizados e quebradiços, a comunicação entre eles e a central de alarmes não ocorrerá da forma correta.


Assim, caso algum deles esteja com problemas, é importante realizar sua substituição o quanto antes.

Baterias 

Os alarmes sem fio e seus sensores são energizados através de baterias, que são projetadas para durarem cerca de cinco anos.


Ainda assim, é importante ficar de olho em sua carga para garantir que esteja tudo correto.


E claro, quando a data de validade da bateria estiver chegando ao fim, é de suma importância comprar substitutas o quanto antes.


Financeiramente falando, esse grande tempo de duração das cargas faz com que o planejamento a longo prazo seja melhor.

Limpeza 

A limpeza não é somente estética. É uma questão de bom funcionamento para a central de alarme.


Se alguns dos componentes do sistema estiverem muito sujos, essa sujeira pode interferir no funcionamento do mesmo.


Por exemplo, uma câmera de segurança com a lente suja não terá uma leitura tão boa do ambiente em que está localizada. Portanto, é necessário manter uma limpeza regular dela e de outros sensores, interna e externamente.

Disparos

Quando um técnico especializado visita seu local para a inspeção preventiva, é realizado o teste dos disparos.


Ele serve para verificar se os sinais sonoros estão funcionando da maneira correta, durando o tempo programado e na altura de som necessária.

Pós-invasão 

Como citado anteriormente, após um problema detectado é realizada a manutenção corretiva.


Como um exemplo, é possível citar a correção feita após uma invasão a um local.


Durante a invasão, o criminoso provavelmente tentará destruir algumas das câmeras, romperá a cerca elétrica, se houver uma, e até mesmo tentará desativar a central de alarme com sua força.


Portanto, se bem-sucedido, seus dispositivos ficarão degradados, fazendo com que sua manutenção e, possível substituição, sejam realizadas.

(Fonte: iStock/Reprodução)

Conte com a Yes CFTV para a sua segurança 

E aí, conseguiu entender mais sobre o que é verdade ou não em relação aos alarmes sem fio? Acesse nosso site para conferir nossos serviços e acompanhe-nos em nossas redes sociais para mais atualizações.