Orçamento Online!

Central de Alarme disparando sem motivo, o que fazer?

20/04/2023 15:32 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
(Fonte: iStock/Reprodução)

Conheça as principais causas e soluções para resolver de vez o problema de ter sua central de alarme disparando sem motivo aparente.


Manter uma central de alarme em sua residência ou empresa é fundamental para sua segurança e de sua propriedade.


Porém, pode acontecer de o sistema apresentar algum defeito durante sua utilização. Um dos mais comuns ao se falar sobre segurança eletrônica é o sinal sonoro sem razão aparente.


Além de causar uma preocupação sem necessidade em quem estiver no local, o barulho do aparelho em si também acaba incomodando, especialmente quando o problema acontece repetidas vezes.


Este disparo sem motivo pode ser proveniente de diferentes causas e, consequentemente, tem diversas resoluções.


A seguir, entenda melhor como a central de alarme é disparada, todas as possibilidades que promovem esse defeito constante e o que fazer para consertá-lo.

Como os sensores funcionam? 

A central de alarme é conectada a seus sensores, seja em modelos sem fio ou com fio. Os sensores podem ser infravermelhos, câmeras ou de barreira.


Os dispositivos irão detectar uma “massa” no ambiente que causa mudanças na temperatura do ambiente, visto que sua leitura é feita através do calor.


Quando detectado o movimento, o sensor envia um sinal para a central de alarme que dispara o som e notifica a central de monitoramento.


Porém, é possível que alguns sinais acabem por ser falsos, devido a diferentes motivos.

Animais de estimação 

Muitos modelos atuais possuem uma tecnologia que consegue perceber a presença de animais domésticos e não acionar o alarme. Esta configuração é conhecida como sensor de presença pet.


Estes sensores infravermelhos são programados para reconhecerem a presença de um animal de até 20 quilos. Dessa forma, o alarme não é disparado quando o pet passa pelo ambiente.


Portanto, caso tenha um animal de estimação em casa, seja cachorro, gato ou qualquer outro, é importante adquirir modelos de alarmes que possuam essa função.

Janelas abertas e vento forte 

Especialmente em dias de mais ventania, uma corrente de ar pode entrar por uma janela aberta. Caso isso aconteça, a temperatura no local pode mudar e pode haver um movimento mais forte de forma inesperada, como o de uma cortina.


Assim, o sensor irá disparar sem necessidade e causar incômodo em quem estiver no local.


Então, procure deixar as janelas fechadas quando o alarme estiver ativo. Ou também, se preferir, você pode desativá-lo quando estiver se sentindo seguro e em dias muito quentes. 

Ebook Condomínio

Instalação mal feita

O avanço tecnológico dos dispositivos de segurança permitiu que sua instalação fosse feita sem a presença de um profissional.


Esta instalação facilitada ocorre principalmente nos modelos sem fio, que funcionam através de tecnologia de rádio.


Porém, há quem acabe não se atentando para o local em que está instalando os sensores. Então, acaba escolhendo uma posição ruim para o dispositivo ficar.


Pode acontecer até mesmo de ir atrás de uma central de alarme sem ter muito conhecimento no assunto, e acabar comprando de uma marca sem muita qualidade.


Para evitar estes problemas, a solução é conversar com um instalador profissional para entender qual o melhor modelo para sua necessidade e onde sua instalação lhe trará o melhor proveito.

Baterias dos sensores

Os sensores sem fio funcionam através de baterias que duram, em média, até cinco anos.


Caso seu alarme esteja soando sem necessidade, a bateria fraca dos sensores pode ser um dos motivos.


Portanto, é importante atentar-se quando esta data de validade estiver se aproximando, para buscar baterias substitutas o quanto antes.

Baterias da central de alarme

A bateria interna da central de alarme alimenta o dispositivo quando há queda de energia no local em que ele está instalado.


Assim, o alarme não deixa de funcionar mesmo nestas situações.


Ainda, esta bateria é o que faz o sinal sonoro funcionar quando ele é disparado ao receber um sinal de algum dos sensores.


Portanto, verifique-a e perceba se sua energia não está fraca. Caso esteja, é importante substituí-la por uma nova o quanto antes.

(Fonte: iStock/Reprodução)

Conexão dos cabos 

Já os alarmes com fio funcionam através de cabos que conectam a central de alarme a seus sensores, criando o sistema de alarme.


Então, busque analisar os fios da rede de alarme para verificar se algum deles está gasto ou enfraquecido em sua estrutura.


Se estiver, você deve substituí-lo por um novo o mais rápido possível. Caso precisar de ajuda, você pode contatar um instalador profissional para ajudá-lo na substituição dos cabos dos aparelhos. 

Objetos em frente ao sensor 

Você deve tomar cuidado com o local em que os sensores serão instalados, tanto os externos quanto os internos.


Afinal de contas, se houver um objeto muito próximo a eles, como um varal de roupas na área externa, em que as vestimentas se mexem muito, ou um vaso na área interna, o sensor pode detectar o movimento de forma errada e disparar o alarme.


Portanto, busque instalar o alarme em áreas em que ele terá um bom espaço e uma boa distância de outros objetos presentes. Assim, não haverá risco de ele disparar sem uma causa real.

Defeito no aparelho 

Caso nenhuma das razões anteriores sejam as causadoras do problema, então, infelizmente, seu aparelho está com defeito no sistema.

Dessa forma, caberá a um especialista analisar a central de alarme e seus sensores para identificar o problema e solucioná-lo da melhor forma possível.

Aqui na Yes CFTV você encontra os melhores profissionais na manutenção de aparelhos de segurança eletrônica. Entre em contato conosco para conhecer nosso atendimento ágil e nossa equipe especializada.

Conte com a Yes CFTV para a sua segurança 

E aí, conseguiu entender mais sobre o que é verdade ou não em relação aos alarmes sem fio? Nos conte aqui nos comentários e não se esqueça de compartilhar este artigo para que mais pessoas o vejam. Acesse nosso site para conferir nossos serviços e acompanhe-nos em nossas redes sociais para mais atualizações.

Ebook Condomínio


Yes CFTV - Segurança Eletrônica

Seu Nome  *
Seu E-mail  *
Qual é o seu WhatsApp?  *