Orçamento Online!

Segurança residencial: 12 dicas para você ficar tranquilo

05.06.16 15:58 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Os índices de roubo a residências no Brasil ainda são muito altos, o que torna cada vez mais necessário tomar medidas para dificultar a ação de ladrões. A tecnologia é uma grande aliada, mas alguns procedimentos simples também podem ajudar a manter sua residência mais segura.

Reunimos aqui 12 dicas de segurança residencial para você ficar tranquilo ao sair e chegar em casa.

Instale câmeras

A instalação de câmeras, além de trazerem proteção preventiva ao inibir a ação de ladrões, funcionam também como vigias. Com seu smartphone, é possível monitorar tudo o que acontece em sua residência 24 horas por dia e caso identifique alguma movimentação suspeita, basta acionar a polícia.

Coloque alarmes

Os alarmes não previnem o roubo, mas conseguem impedir a ação dos ladrões. Seu funcionamento varia conforme o tipo. Os volumétricos disparam ao detectar presença, os perimetrais soam caso alguma porta ou janela seja aberta de forma abrupta e os lineares são acionados se alguma das linhas instaladas nas portas ou janelas que emitem sinais seja quebrada. Um especialista em segurança residencial pode ajudar a decidir qual é o modelo mais indicado.

Tenha portões automáticos

Os portões automáticos levam vantagem sobre os manuais por não ser necessário que o motorista desça do carro para abri-lo. Ainda assim é preciso tomar cuidado. Ao identificar algum movimento suspeito próximo a sua casa não abra o portão. Se possível, peça ao responsável para aumentar a velocidade de abertura e fechamento para diminuir as chances de um ladrão conseguir entrar.

Esconda bem sua chave reserva

Deixar a chave reserva em um esconderijo visível pode facilitar muito a vida dos ladrões, que geralmente observam os padrões dos moradores para descobrir brechas. Evite esconderijos comuns como a parte debaixo do tapete ou dentro de vasos de plantas e mude o local da chave regularmente.

Tome cuidado com os objetos no jardim

Casas que possuem muitos adornos no quintal, jardim ou na entrada oferecem um ambiente propício para que alguém mal intencionado se esconda ali. Por isso, tome cuidado e dê preferência a ambientes abertos próximos aos acessos a portas e janelas.

Melhore a iluminação

Ruas mal iluminadas são comuns pelo Brasil e facilitam muito a ação de ladrões, que se sentem menos expostos em ambientes escuros. Uma solução simples, barata e eficaz é a instalação de sensores de iluminação, que acendem as luzes quando detectam alguma presença próxima a residência.

Esconda os objetos importantes da casa

Mesmo que um ladrão consiga invadir sua residência você pode diminuir os prejuízos escondendo itens de alto valor (como joias, relógios, etc.) em locais estratégicos e de difícil acesso. Mas, o ideal, é que bens de maior valor fiquem armazenados nos cofres em bancos.

Não deixe seus bens muito à vista

Se você consegue ver sua televisão ao olhar sua casa pelo lado de fora isso significa que os ladrões também podem vê-la. Evite deixar itens de valor muito visíveis, tirando-os de vista para não chamar muito atenção.

Tenha um bom relacionamento com seus vizinhos

O bom relacionamento com seus vizinhos podem ajudar a manter sua residência segura. Sempre que sair, você terá alguém para vigiar sua casa e informar sobre qualquer movimento estranho.

Não deixe sua casa parecer abandonada

Em saídas prolongadas, peça a algum familiar ou vizinho para visitar sua casa regularmente para demonstrar a presença de pessoas, abrindo janelas, cuidando das plantas e recolhendo as correspondências.

Ao viajar, se atente aos detalhes

Quando for viajar, cuidado para não deixar o cadeado do lado externo do portão. Desligue a campainha para deixar quem a tocar em dúvida se tem alguém em casa e suspenda assinaturas de revistas e outros serviços de entrega.

Por fim, seja cauteloso

Sempre que possível, varie seus horários de saída e chegada em casa e também os caminhos que você utiliza. Fique atento a movimentos estranhos em sua rua e desconfie de serviços que você não solicitou e não abra as portas para estranhos.

Com essas medidas simples de segurança residencial, você e seus familiares podem ficar mais tranquilos. O que você achou? Deixe seus comentários abaixo.

Equipe Yes CFTV

Mantenha-se atualizado! Receba nosso conteúdo por e-mail.