Orçamento Online!

Funcionalidades do Alarme Monitorado: Rompimento da Cerca Elétrica

04/04/2023 14:30 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
(Fonte: iStock/Reprodução)

Entenda como o alarme monitorado trabalha junto a cerca elétrica e as consequências do rompimento da proteção externa.


O sistema de alarme é construído a partir da central de alarme e de seus sensores, como os infravermelhos, câmeras e de barreira.


Porém, é possível adicionar ainda mais proteções adjuntas ao esquema de segurança. Uma das mais comuns e mais procuradas é a cerca elétrica.


Esta proteção externa é uma das mais funcionais atualmente, por espantar invasores e por ativar o sinal sonoro do alarme imediatamente caso seja rompida ou tocada.


A seguir, entenda mais sobre o funcionamento da cerca elétrica, como ela trabalha em conjunto com o sistema de segurança e o que pode acontecer após seu rompimento. 

Como funciona a cerca elétrica 

Toda cerca elétrica é composta pela seguinte estrutura: central de choque, sirene, hastes para o sustento dos fios, cabos de isolamento alto, bateria de emergência, fios de aço inoxidável e repuxos que deixam os fios esticados.


A cada segundo, um pulso de alta voltagem é gerado e entregue pelo equipamento de segurança.


A cerca elétrica é composta por fios energizados que, quando tocados ou rompidos, emitem choques nos invasores que estão tentando entrar no local protegido.


É importante, porém, ressaltar que os choques não têm potência suficiente para tirar a vida de uma pessoa ou animal. A força da eletricidade da cerca varia entre 8000 e 11000 volts.

Como é feita a instalação da cerca 

Felizmente, o custo da cerca elétrica e de sua instalação não é alto. Ela também não causa um grande consumo de energia, tendo maior resistência ao tempo.


Para o melhor proveito da cerca elétrica, sua instalação precisa ser feita na área externa do ambiente, seja em muros, grades ou telhados, por exemplo, e com fios inoxidáveis.


Para encontrar o lugar ideal e fazer a instalação da maneira correta, entre em contato com um instalador profissional. Ele fará a instalação e a conexão com o alarme monitorado de forma eficiente e segura.


É preciso tomar alguns cuidados durante a instalação da proteção externa. Como, por exemplo: a cerca só pode ficar em muros acima de 2,50 metros de altura e sem nenhuma vegetação entrando em contato com ela.


Além disso, é obrigatória a presença de uma placa sinalizando a cerca elétrica e seu funcionamento. Isto é necessário, pois se o invasor tocar a cerca e se machucar com o choque, ele pode reivindicar legalmente alguma indenização, alegando que não sabia se a cerca estava ativada.


Ainda, é recomendado que a instalação seja feita no sentido perpendicular ou com a cerca voltada para o interior do local. 


Por fim, tomando estes cuidados, a cerca pode ser utilizada nos mais diversos ambientes, como residências, prédios, condomínios, escritórios, galpões e muito mais. 

(Fonte: iStock/Reprodução)

A junção do alarme monitorado com a cerca elétrica 

Ao unir a cerca elétrica com o sistema de alarme, a proteção externa passa a ser monitorada 24 horas por dia.


Quando rompida ou tocada, a cerca repulsa o invasor com o choque e envia um sinal para o alarme, que é ativado instantaneamente.


Dessa forma, o sinal sonoro do sistema é disparado e a central de monitoramento é notificada sobre a tentativa de invasão.

Assim, a central rapidamente aciona a polícia para que ela chegue o mais rápido possível no local.


Vale ressaltar que, mesmo com o rompimento da proteção externa, ela continuará funcionando. Então, sua segurança irá manter-se ativa até que a manutenção corretiva aconteça.

Manutenção da proteção externa 

Assim como o custo do produto e da instalação, a manutenção da cerca elétrica não é cara. Primeiro, deve ser feita a manutenção preventiva.


Ela garante que não aconteçam alarmes falsos, que podem ocorrer pela falta de acompanhamento das configurações da cerca.


Este sinal sem motivo ocorre com a interferência de elementos externos ou internos na cerca, que ativam ela e disparam o alarme, causando um susto e um incômodo desnecessários.


A falta de manutenção também pode fazer com que a cerca nem funcione. Ou seja, sua presença se tornará totalmente inútil.


Portanto, recomenda-se que a manutenção preventiva seja feita uma vez por semana. Ela consiste em apenas verificar se não há alguma vegetação encostando na cerca. Se houver, deve ser feita a poda.


Além disso, você deve prestar atenção aos fios. É importante verificar se eles estão frágeis ou comprometidos de alguma forma. Se este for o caso, entre em contato com um profissional para realizar sua manutenção e substituição.

(Fonte: iStock/Reprodução)

Vantagens de possuir esse conjunto de segurança 

As vantagens de possuir uma cerca elétrica integrada ao alarme monitorado são inúmeras. A principal delas é, claro, a segurança reforçada.


Diversos estudos apontam que a presença de dispositivos de segurança faz com que os invasores desistam de invadir o local.


A Associação Brasileira de Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE) apontou, através de uma pesquisa realizada por eles, que a cada 100 tentativas de roubos e invasões em ambientes monitorados, 94% delas fracassam.


Outro motivo vantajoso é o monitoramento 24 horas. Dessa forma, quando você sair do seu ambiente de trabalho ou de sua residência, você não precisará se preocupar com sua segurança.


Afinal, o sistema de alarme monitorado estará ativado e funcionando de forma eficiente junto à central de monitoramento, que agirá imediatamente se necessário.


Por um lado financeiro, a presença de um conjunto completo de segurança ainda dá mais valor ao imóvel.


Portanto, se você pensar em vendê-lo ou alugá-lo no futuro, o preço que você poderá cobrar será maior, já que o novo morador não precisará se preocupar em instalar um dispositivo de segurança por conta própria.

Conte com a Yes CFTV para a sua segurança 

E aí, conseguiu entender mais sobre o que é verdade ou não em relação aos alarmes sem fio?  Acesse nosso site para conferir nossos serviços e acompanhe-nos em nossas redes sociais para mais atualizações.