Orçamento Online!

Como funciona o monitoramento de câmeras e alarmes pelo celular?

11/04/2023 16:56 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
(Fonte: iStock/Reprodução)

A utilização de celulares para controlar os dispositivos de segurança vem se tornando cada vez mais comum com o avanço da tecnologia. A seguir, entenda mais sobre como utilizar seu telefone para administrar suas câmeras e alarmes.


O controle dos sistemas de segurança pode ser feito de diferentes formas. Você pode ativar e desativar o alarme através de senhas, controles e até mesmo de forma remota, via celular.


A vantagem desta última forma de controle, é a quantidade de possibilidades de administração do sistema que ela proporciona. Afinal de contas, através de seu telefone, você consegue muito mais do que somente ligar e desligar seu dispositivo de segurança.


Por esses motivos, ainda há dúvidas sobre todas as ferramentas que o acesso remoto de câmeras e alarmes pode proporcionar. Antes de comprar o modelo de alarme de sua preferência, é importante entender mais sobre seu funcionamento e possibilidades.


Nesse sentido, no artigo a seguir, entenda mais sobre como é feito o monitoramento de câmeras e alarmes via celular. Além disso, conheça as vantagens de controlar seu dispositivo de segurança desta maneira.

Onde a instalação pode ser feita?

O sistema de segurança pode ser instalado em diversos locais, como residências, escritórios, prédios comerciais, galpões, lojas e muito mais.


Em relação a seus sensores, neste caso em específico, as câmeras, elas devem ficar em locais com boa distância entre ela e outros objetos.


Este cuidado deve ser tomado, pois a imagem que ela grava não deve ser atrapalhada por um objeto muito próximo, que irá tampar ela. Além do mais, ela pode acabar detectando um movimento do objeto em sua frente e acionar o alarme sem necessidade.


Para encontrar o melhor lugar do seu ambiente onde instalar as câmeras e o alarme, entre em contato com um instalador profissional, que será capaz de realizar a instalação da melhor maneira possível. 

(Fonte: iStock/Reprodução)

Como é feita a conexão do sistema de segurança com o celular? 

A conexão da central de alarme com a vigilância eletrônica é feita após uma instalação com posicionamento estratégico dos aparelhos.


As câmeras podem gravar a imagem em qualidade IP, HD, FULL HD e Analógica, tudo depende da escolha do modelo de sua preferência.


Elas funcionam através dos equipamentos NVR ou DVR, que também variam conforme o dispositivo de sua escolha.

A gravação em NVR (Network Video Recorder) é a mais avançada tecnologicamente, pois a imagem gravada é codificada e processada diretamente no formato de dados digitais. Após este processo, as imagens são mantidas no sistema de armazenamento de dados.


Já o formato DVR (Digital Video Recorder) é um meio de gravação mais básico, em que a imagem é gravada em uma câmera analógica e é transportada via cabo para um gravador. É somente neste dispositivo que a gravação capturada será transformada em dados digitais para o computador.


Mesmo com estas diferenças, ambos os equipamentos são conectados via internet. Dessa forma, é possível acompanhar as imagens ao vivo sempre que o usuário quiser.


Após esta configuração das câmeras, o sistema da central de alarme é unido a elas. Isto possibilita sua ativação e desativação de maneira remota.

Como acessar via celular? 

Após feita a instalação dos dispositivos, o técnico especializado irá baixar o aplicativo no celular do usuário e implementar os aparelhos nas configurações.


A partir de então, o usuário poderá acessar a imagem das câmeras sempre que quiser, assim como poderá ativá-las e desativá-las mesmo à distância.


Além disso, caso o alarme dispare em algum momento, uma notificação será enviada para o celular em que o aplicativo estiver instalado, avisando sobre o disparo.

(Fonte: iStock/Reprodução)

Diferenciais do acesso remoto 

Entre os principais diferenciais de se utilizar esse conjunto de segurança, um dos mais conhecidos é a captura de imagens e vídeos.


Além de poder assistir às imagens ao vivo das câmeras, você também pode tirar fotos ou gravar vídeos caso precise utilizá-los em alguma ocasião.


Além disso, caso o sensor de movimento perceba algum movimento inesperado, ele captura de forma automática um vídeo ou foto do ocorrido.


Alguns modelos mais modernos de câmeras possuem um microfone, que permite que o usuário ouça o som do ambiente em que o dispositivo está instalado.


Portanto, se você precisar deixar algum animal de estimação em casa ou um membro da família, você pode ficar de olho nele para ter certeza de que está seguro.


Se quiser, ainda é possível utilizar essa tecnologia para conversar com quem está no ambiente, através de uma saída de som acoplada ao dispositivo.

Vantagens do acesso remoto 

Dentre todas as qualidades fundamentais do acesso remoto, como segurança reforçada e visualização 24 horas, você ainda possui uma imensa possibilidade de outras vantagens.


Por exemplo, é possível controlar o alarme monitorado não apenas de forma geral, mas também de maneira específica.


Ou seja, se você quiser desativar o sensor da sala ou do quarto, mas manter os dispositivos dos outros ambientes ligados, o acesso remoto lhe dá essa possibilidade.


Além do mais, o custo deste conjunto é um ótimo investimento para a segurança de sua casa. A paz que você sentirá saindo de sua residência sabendo que ela está segura, não tem preço.


Pela diversidade de modelos de alarmes, câmeras e sensores de movimento e infravermelhos, o valor do investimento depende muito mais da sua necessidade e de suas preferências.


Ainda sobre a variedade de modelos, a grande quantidade faz com que seu sistema de segurança seja totalmente personalizável.


Desta forma, você pode fazer a instalação da forma que preferir. Porém, claro, sempre se atentando aos cuidados que deve tomar para o melhor proveito dos dispositivos.

Conte com a Yes CFTV para a sua segurança 

E aí, conseguiu entender mais sobre o que é verdade ou não em relação ao monitoramento de câmeras e alarmes? Acesse nosso site para conferir nossos serviços e acompanhe-nos em nossas redes sociais para mais atualizações.