fbpx
Yes CFTV -

Você sabe o que é Concertina? Saiba o que é e porque ela e tão importante

Se você está pensando em proteger o seu estabelecimento, está na hora de saber o que é a concertina e para que ela serve.

Infelizmente, cada vez mais os grandes centros estão precisando de uma proteção extra pelo aumento dos casos de roubos e invasões.

Portanto, muitas pessoas optam pela instalação de cercas nos seus estabelecimentos, impedindo que qualquer pessoa pule o muro e invada o local.

Então, continue lendo o artigo até o final para saber o que é concertina e porque ela é tão importante.

O que é concertina?

Concertina é uma das principais ferramentas utilizadas para garantir a segurança de casas ou estabelecimentos nas cidades.

Mas, afinal, o que é a concertina? É um tipo de cerca, que funciona como barreira para impedir que pessoas entrem em algum lugar.

Em geral, ela é colocada na parte de cima dos muros ou portões, tornando difícil alguém passar por ali para entrar em uma casa, prédio ou qualquer tipo de imóvel.

Ou seja, é aquilo que fica em cima do muro impedindo que alguém pule o muro para invadir o local, por se tornar perigoso.

Por isso, é importante entender do que a concertina é feita, que a faz ser tão perigosa a ponto de espantar pessoas com más intenções.

Ela é feita de aço e tem uma forma de espiral, como se fosse uma mola em cima do muro da sua casa.

Entretanto, ela tem umas lâminas pontudas e que são cortantes e podem perfurar a pele de quem encosta ou raspa nela.

Portanto, se alguém tentar invadir uma casa que é cercada com concertina pode se machucar gravemente, fazendo feridas profundas na parte do corpo que raspar na cerca.

Muitas pessoas confundem como o arame farpado, mas é na verdade uma evolução dele, pois é mais perigosa e é mais difícil você cortar uma concertina do que cortar um arame farpado.

Em geral, foi criado para proteger prisões e áreas militares, mas hoje em dia é muito usado em todos os tipos de estabelecimento, desde residências, até estabelecimentos comerciais, de negócios, e condomínios.

A sua forma em espiral torna a concertina ainda mais eficiente, pois garante tenha lâmina pontiaguda em todos os lados da cerca, protegendo a área por todos os ângulos.

O que é concertina: Tipos

Existem diversos tipos de modelos de concertina, variando o tipo de farpa, o tamanho e a aparência, fazendo com que o seu preço e qualidade também varie muito.

Na verdade, a concertina pode variar de acordo com a chapa onde é fabricada, tamanho, e diversos outros fatores.

Mas, a principal classificação da concertina é se ela é simples ou clipada, e a sua escolha irá depender do tipo de estabelecimento que você quer proteger.

A concertina clipada, também conhecida como dupla, é escolhida para lugares que precisam de mais proteção, por terem mais aço em cada volta da espiral.

Isso faz com que ela fique mais grossa e, consequentemente, torna mais difícil o seu corte ou rompimento.

Portanto, é um investimento maior, para lugares que precisam de mais proteção. Já a simples só tem um fio de aço.

Na prática, se alguém conseguir cortar a simples, toda a concertina pode cair. Já alguém conseguir cortar a dupla é algo que dificilmente aconteceria.

O que é e a importância da concertina

A concertina tem diversas vantagens em relação a outros tipos de cerca de proteção, sendo assim uma das mais seguras do mercado.

 Como foi falado anteriormente, é uma versão melhorada do arame farpado por ter uma aparência mais perigosa, deixando pessoas más intencionadas longe.

Mas, não é só pela aparência, ela realmente é mais perigosa e mais resistente, fazendo com que seja mais difícil cortar a concertina para invadir o estabelecimento, não sendo possível com o alicate normal.

Além disso, se alguém conseguir cortar a concertina em algum ponto, não afeta o resto da cerca.

Ou seja, a pessoa teria que voltar exatamente pelo mesmo lugar. Por isso, pode ser mais eficiente do que um arame elétrico, por exemplo.

Afinal, não depende de energia elétrica constante. Outra vantagem é que a concertina não precisa de muita manutenção, podendo ficar muito tempo sem qualquer tipo de gasto extra.

Isso acontece porque o seu material recebe um tratamento que aumenta a sua vida útil, tornando o material mais resistente ao tempo.

Ainda, é um dos materiais de proteção mais fáceis de instalar que existem no mercado, economizando seu tempo e seu dinheiro na instalação.

Como escolher uma concertina

Como foi mencionado anteriormente, existem diversos tipos de concertina, e o que você deve escolher vai depender do que você precisa.

Mas, em geral, existem alguns cuidados que você deve ter na hora de escolher o seu produto para garantir a sua qualidade.

Por exemplo, preste atenção na qualidade do arame utilizado. Pois, para ser resistente, deve ter a maior parte da sua composição de aço e não de arame normal que acaba sendo menos duro.

Além disso, quando as lâminas são fabricadas, elas podem ser fabricadas com diferentes topos de chapa, e isso faz diferença na qualidade final.

A que dura por mais tempo é o galvalume. Portanto, se for uma opção, é a mais resistente e a que trará mais segurança para a sua resistência.

Ainda, preste bem atenção no tamanho das lâminas. Pesquise bem para saber o que você deseja, pois elas podem variar em todos os aspectos, desde largura e comprimento, até o espaço entre uma lâmina e outra.

Entretanto, talvez uma das melhores dicas para a hora de comprar a concertina seja pesquisar bem a marca.

Pois, são muitas marcas de concertina no mercado hoje em dia. Por isso, escolha uma confiável, procure as opiniões dos clientes e especialistas antes de mandar instalar.

Conclusão

Então, agora você sabe o que é concertina e porque ela é tão importante, sendo uma das melhores maneiras de deixar o seu estabelecimento seguro.

Portanto, dependendo do seu estabelecimento, você precisa de uma concertina simples ou dupla, com mais ou menos espaçamento.

E aí, esse artigo foi útil para você? Se sim, deixe aqui o seu comentário.

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: