fbpx
Yes CFTV -

Qual a importância das manutenções preventivas e corretivas dos aparelhos de segurança?

Alguns empresários só encostam em suas câmeras em dois momentos: no dia da instalação e no dia que são assaltados. Isso é um erro! Um sistema de segurança precisa que a manutenção seja realizada de forma regular para que suas funcionalidades e qualidade de imagem estejam de acordo com suas necessidades.

Uma boa manutenção envolve a inspeção de componentes individuais e a mudança de componentes, quando se faz necessário. O objetivo é garantir que todas as partes individuais se comuniquem efetivamente umas com as outras.

Um equipamento de segurança para postos de combustíveis não pode falhar, pois são locais abertos com muita circulação de pessoas, o que gera uma frequente insegurança. Caso não haja controle do funcionamento dos equipamentos e inspeção periódica, é possível ocorrer problemas no seu sistema de monitoramento. Estes problemas podem ocasionar falhas no armazenamento das imagens e dificultar a identificação dos suspeitos.

Com o objetivo de orientar a verificação da necessidade de manutenção das câmeras de segurança. Confira!

LIMPEZA Com poeira, teias de aranha, ninhos e sujeiras as lentes, câmeras, gravadores, monitores e outros componentes podem se sujar. Essa sujeira ou poeira degradam o desempenho do sistema de câmera de segurança. Realizar uma limpeza semanal para que a sujeira do ambiente não atrapalhe o funcionamento e a captação das câmeras. No entanto, para que nada seja desligado ou prejudique seu sistema, o ideal é contar com profissionais que entendam a melhor forma de garantir a limpeza de seus equipamentos.

INSPEÇÃO Examine frequentemente os seus produtos para garantir que esteja funcionando conforme foram projetadas. Certifique-se também que seus dispositivos de monitoramento e gravação estão recebendo imagens e está gravando adequadamente.

CABOS CONECTADOS Verifique se o monitor, as câmeras e demais aparelhos estão conectados aos cabos, recebendo energia e sem sinais de desgaste.

SOFTWARE, COMPONENTES, FONTES DE ENERGIA, ETC… O próprio dono do posto pode realizar algumas inspeções, mas é necessário que um técnico especializado avalie mensalmente o seu sistema. Um técnico executa uma verificação mais completa de todos os componentes, fiação, fontes de energia e sensores no sistema, e faz a substituição ou reparo de algo que não esteja funcionando 100%. Este profissional também atualiza o software (caso seja possível) que seja necessário.

FUNÇÕES DO TÉCNICO ESPECIALIZADO

MOVIMENTO DA CÂMERA é necessário que o especialista monitore todas as funções de controle automatizadas e remotas e que todo o movimento da câmera, bem como a área das instalações que eles visualizam, não sejam obstruídos.

IMPECILHOS A VISUALIZAÇÃO. Árvores e arbustos podem impedir não só a visualização das câmeras de CFTV externas, como também as gravações e quaisquer outra função que ela tiver.

VERIFICAÇÃO DE REGISTRO Os técnicos têm por obrigação verificar a instalação de câmeras, estado das lentes, provedor, dados armazenados no computador, que podem comprometer a funcionamento do circuito de CFTV e se necessário realizar atualizações.

CORROSÕES E DANOS fazer uma verificação periódica tanto dos cabos quanto dos acessórios da CFTV, ajuda a prevenir danos maiores no futuro. Esta verificação, deve ser bem detalhada, passando por exames que incluem sinais de danos físicos ou qualquer forma de corrosão química. Todos os danos identificados neste exame, devem ser reparados o mais rápido possível.                                                                       

SINTONIA COM OUTROS APARELHOS É fundamental que teste sejam realizados nas câmeras de CFTV que estão ligadas a alarmes de incêndio e segurança, pois serão elas que muitas vezes irão disparar os alarmes. Desta forma você estará garantindo que a visibilidade das câmeras não será atrapalhada pela iluminação ou por outros fatores.

ÁUDIO E GRAVAÇÃO após a limpeza e o movimento da câmera serem certificados, o aparelho passa por uma verificação de áudio e gravação.

INDICADORES O técnico responsável analisa se todas as luzes indicadoras e pré-configurações estão funcionando corretamente.

A MANUTENÇÃO DA YES CFTV

Para evitar qualquer falha no monitoramento de vigilância, geralmente, a manutenção do sistema de CFTV é realizada enquanto todos os dispositivos ainda estão em operação. Essa inspeção regular deve ser planejada como parte dos requisitos gerais da lista de verificação de manutenção do sistema de segurança da empresa. Também é uma boa ideia organizar a data de inspeção para que as peças de reposição que possam ser necessárias estejam prontamente disponíveis.

Em resumo, a manutenção preventiva aumenta a confiança em todo o esquema de segurança, e é uma exigência legal, bem como uma condição de seguro de construção comercial.

QUEM DEVE REALIZAR A MANUTENÇÃO?

Os proprietários ou operadores de um sistema de CFTV devem ser capazes de manter as câmeras CFTV limpas e livres de poeira, mas qualquer manutenção técnica programada deve ser realizada por Técnicos Especializados.

O contrato de serviço entre a empresa e o provedor de serviços deve incluir um mínimo de uma visita de inspeção de local por ano. O técnico de serviço qualificado terá uma lista de verificação preventiva de CFTV.

Veja outros artigos do nosso blog e confira outros casos que podem ajudar a compreender melhor sobre segurança e CFTV. Veja também outras seções do site e descubra as vantagens de adquirir um Circuito Fechado de TV, com a Yes CFTV – Segurança eletrônica!

Yes CFTV – Segurança Eletrônica, QUEM CONHECE CONFIA!

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: