fbpx
Yes CFTV -

Estatísticas de roubos em condomínios

As estatísticas de roubos em condomínios e residências são surpreendentes, demonstrando que por ano são registrados mais de 12 mil casos.

De acordo com o especialista em condomínios, José Elias de Godoy, em 90% dos roubos os criminosos entram pela porta da frente do condomínio.

Em 2019, a polícia prendeu uma menina de apenas 15 anos de idade, mas, esta já era a 10° vez que a mesma tinha sido apreendida.

Desse modo, por mais que as estatísticas de roubos em condomínios sofram oscilações, o condomínio não pode descuidar da segurança.

Dados das estatísticas de roubos em condomínios

A Secretaria de Estado da Segurança Pública é responsável pela contabilização dos crimes, mas, ela não faz divulgações mensais.

No entanto, um levantamento inédito foi realizado pelo Fiquem Sabendo com informações da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Os dados obtidos tiveram como base a Lei Federal n° 12.527/2011 (Lei de Aceso à Informação).

As estatísticas de roubos em condomínios e residências do Fiquem Sabendo, utilizou os dados de 20 distritos policiais da cidade de São Paulo. Logo, os distritos selecionados foram os com mais casos de roubos e furtos a condomínios e residências.

Sendo assim, de acordo com os dados de furtos e roubos em casas e condomínios da SSP/Lei de Acesso à Informação, temos as seguintes estatísticas:

São Paulo

2014 – foram registrados 12.635 casos no Estado e na Capital 7.883 casos.

2015 – foram registrados 12.862 casos no Estado e na Capital 7.576 casos.

2016 – foram registrados 12.720 casos no Estado e na Capital 7.463 casos.

2017 – foram registrados 12.858 casos no Estado e na Capital 6.872 casos.

2018 – foram registrados 12.369 casos no Estado e na Capital 4.729 casos.

Como mencionado, o levantamento foi um episódio inédito e os dados são com base em São Paulo.

No entanto, diariamente são divulgados novos casos em todas as regiões do Brasil por meio de jornais, sites de síndicos e blogs sobre condomínios.

Com isso, fazendo com que os condomínios entrem na lista das estatísticas de roubos com frequência.

Condomínio é um lugar seguro?

É comum que as pessoas fiquem em dúvida se realmente é seguro morar em condomínio, principalmente com tantos casos de roubos no local.

Saiba que os roubos são cometidos por causa de falhas dos moradores, assim como, do condomínio como um todo.

O mais importante é entender que invasões e assaltos acontecem em qualquer local, ou seja, condomínios, residências, empresas, entre outros.

Mas, existem algumas medidas que podem ser adotadas pelo condomínio para trazer mais segurança e tranquilidade para os moradores.

Falhas do condomínio e de moradores são responsáveis por estatísticas de roubos em condomínios de roubos em condomínios

De modo geral o condomínio é um local seguro, mas, algumas falhas podem comprometer esta segurança.

Geralmente alguns moradores acreditam que por estarem em um condomínio fechado, não é necessário se preocupar com portas e janelas. Logo, deixam tudo destrancado facilitando a ação dos criminosos.

Além disso, muitos condôminos deixam as chaves em locais visíveis e até mesmo, há moradores que deixam a chave do veículo no contato.

Todas estas falhas dos moradores só aumentam os casos de roubos em condomínios, mas, a responsabilidade também é do condomínio.

Uma das falhas que é comum em muitos condomínios é a falta de fiscalização na portaria, permitindo que os criminosos entrem com facilidade.

Enfim, estas são apenas algumas falhas encontradas nos condomínios, mas, existem outras que facilitam a ação dos bandidos.

Dicas de segurança para condomínios

Com algumas ações, é possível deixar o condomínio mais seguro e tranquilo para moradores, funcionários, visitantes e outras pessoas que frequentam o local.

Dentre elas, nós podemos citar as seguintes medidas:

  • Implementar uma política de segurança no condomínio

De nada adianta ter um bom sistema de monitoramento se os moradores e funcionários não compreenderem a importância da ação.

Por isso, em primeiro lugar é necessário reeducar não apenas funcionários, mas também os condôminos.

Por exemplo:

Quando um morador perder chaves, TAG, entre outros meios de acesso, é preciso comunicar a administradora do condomínio imediatamente.

Afinal, com as chaves os criminosos conseguem entrar facilmente no local sem a necessidade de se identificarem.

Outra medida é criar um controle mais rigoroso para ser aplicado pelos porteiros, fazendo com que os bandidos evitem tentar entrar pela porta da frente.

Claro que a política de segurança precisa estar acompanhada de equipamentos destinados à segurança condominial.

  • Utilize a tecnologia a favor do condomínio

Atualmente existem muitas opções de equipamentos para aumentar a segurança do condomínio como, por exemplo, as câmeras.

Com elas a administradora pode evitar assaltos, monitorar as atividades dos profissionais, identificar descumprimento de regras e atos de vandalismo.

Saiba que as câmeras são apenas um dos equipamentos de segurança condominial, sendo que outros são alarmes, vídeo porteiro, etc.

Logo, é importante conhecer todos para selecionar os melhores de acordo com o seu condomínio.

No entanto, atualmente existem muitas empresas que instalam sistemas de segurança em condomínios, por isso, você precisa ter cautela quando for escolher uma empresa.

Para garantir a segurança do condomínio você deve contar com os serviços de uma empresa especializada. Pois, a equipe de profissionais é capacitada para identificar quaisquer tipos de problemas na segurança.

Yes CFTV, soluções para reduzir roubos em condomínios

A Yes CFTV oferece soluções de segurança condominial para que os moradores fiquem mais tranquilos.

Com as nossas soluções o condomínio reduz o número de roubos, pois, nosso serviço não acaba na instalação das câmeras.

Em primeiro lugar nossos profissionais especializados irão identificar quais são os pontos estratégicos para instalar as câmeras.

Após a instalação, a nossa equipe irá treinar os funcionários do condomínio para que saibam como manusear os equipamentos de maneira correta.

Portanto, se você deseja tornar o seu condomínio um lugar mais seguro e tranquilo conte com quem entende do assunto. Assim, o seu condomínio irá ficar fora das estatísticas de roubos em condomínios.

Nós da Yes CFTV estamos esperando por você!

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: