fbpx
Yes CFTV -

COMO EVITAR EXPLOSÕES EM POSTOS DE COMBUSTÍVEL?

Os esforços para evitar riscos não podem estar apenas no papel ou no discurso dos gestores de postos de combustíveis. Quando a segurança realmente é prioridade, as ações para promovê-la estão na prática do dia a dia.

Essa preocupação é visível na conscientização permanente de funcionários e clientes, iniciativas de capacitação, cumprimento das normas e aquisição de equipamentos de segurança de qualidade.

O manejo de produtos que oferecem qualquer risco exige uma série de cuidados. Por isso, a comercialização dos materiais inflamáveis em postos de combustível exige adaptações e medidas de segurança para prevenir acidentes, incêndios e explosões.

O seu posto já segue as normas para evitar riscos? Tem dúvidas quanto às medidas necessárias para preveni-los? Então aproveite o post que preparamos e descubra se o seu estabelecimento é um lugar seguro para armazenar materiais inflamáveis:

NORMA NR20 Criada em 1978 e com a sua última revisão em 2014, a norma tem por objetivo estipular atributos mínimos para a gestão de segurança e saúde no trabalho para extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. A boa aplicação da NR 20 evita acidentes nos postos de combustíveis e garante a segurança e a saúde de todos, já que ela faz uma análise de risco que facilita a identificação dos problemas.

PARA FUNCIONAR o posto de combustível precisa possuir documentação de classificação de instalação (o local), dos equipamentos e da capacitação dos funcionários.

CAPACITAÇÃO para implantar a NR 20 os postos são obrigados a capacitar todos os seus funcionários com aulas teóricas e práticas, podendo ir do nível básico ao avançado, variando de acordo com cada função. O trabalhador é peça fundamental nesse processo porque conhece os problemas do dia a dia no posto. A observação do trabalhador é importante na implementação da análise de risco.

RISCOS Trabalhar em postos de gasolina, pode trazer riscos não só pelos acidentes, mas também pelo danos à saúde, devido à grande exposição à compostos químicos, presentes dos combustíveis (Benzeno, tolueno e xileno), além de extremamente tóxicos, eles também são cancerígenos. Por este motivo é essencial que todos os prestadores de serviço do posto, façam o curso de capacitação da NR20, pois será lá, que ele será alertado dos riscos de toxidade e acidentes mais comuns em postos de gasolina.

TODOS Fornecedores, parceiros e clientes também devem estar cientes dos riscos existentes nos postos de combustíveis e quais atitudes tomar para evitar acidentes.

IGNIÇÃO As principais medidas de prevenção a acidentes com líquidos combustíveis e inflamáveis ainda é o controle das fontes de ignição. Mas o que é uma fonte de ignição? Fonte de ignição é nada mais do que um dispositivo que inflame o fogo.

ACIDENTES TÍPICOS
– Incêndio: Começa pequeno.

– Emissão tóxica: é possível sentir um cheiro característico e perceber o vazamento.

– Explosão: O único destes que não dá sinal de aviso é a explosão.

ANÁLISE DE RISCO É muito importante realizar análise de risco, manutenção e inspeções periódicas dos locais e equipamentos onde se armazenam e utilizam inflamáveis e líquidos combustíveis, além de treinar os trabalhadores e fazer a limpeza constante das áreas.

MEDIDAS PREVENTIVAS

– ABASTECIMENTO: não abastecer veículos ligados;


– CELULARES: não usar celulares nas pistas de postos;


– CIGARRO: não fumar dentro de um posto de combustível ou local de abastecimento;


– GARRAFAS PET: não abastecer combustíveis em recipientes não apropriados como o caso de garrafas pet;


– ISOLAMENTO: realizar o isolamento de forma adequada no processo de descarga do combustível;

– EQUIPAMENTOS: utilizar equipamentos apropriados para o manuseio de inflamáveis como: luvas de malha, lã, algodão, lanternas que são antiexplosão.

– PLACAS: A sociedade e clientes devem contribuir passando a informação a todos e respeitando as regras existentes, presentes em placas de advertências colocadas nos postos de combustíveis.

– FRENTISTAS: Devem reforçar a importância sobre a área de risco.

– TREINAMENTO: 100% dos colaboradores dos postos de combustíveis devem possuir treinamento e cursos de capacitação frequentes.

TANQUES: Tanques de armazenamento e bombas de distribuição devem ser adequadamente mantidos e monitorados.

ARMAZENAMENTO: O armazenamento de gasolina pode representar vários riscos: Incêndio / explosão, danos ambientais, efeitos na saúde quando manipulados por indivíduos.

ESTOQUE: Alguns itens de estoque e produtos químicos utilizados na lavagem de carros e para limpeza geral podem prejudicar a saúde. A exposição a eles através de vazamento acidental, pode causar problemas respiratórios, dermatites ou queimaduras químicas. Para evitar esses vazamentos é essencial guardar, todos os produtos químicos em seus recipientes originais. Ter ciência de todas as substâncias presentes no produto é de extrema importância para se definir a melhor forma de armazenamento.

– COLISÃO: A colisão de veículos com estruturas pode causar acidentes, por isso é preciso elaborar um sistema seguro de circulação, por exemplo, um sistema unidirecional para entrar e sair do pátio e fornecer áreas suficientes de estacionamento longe das bombas.

– VESTUÁRIO: É preciso treinar o pessoal e fornecer vestuário de proteção apropriado.

– MANUSEIO MANUAL: A remoção das capas de acesso aos tanques de armazenamento, o deslocamento dos cilindros de GLP e o posicionamento de grandes recipientes de líquido de limpeza podem causar lesões nas costas ou tensões musculares. Para evitar essas lesões, basta eliminar o manuseio manual, informar aos funcionários as melhores técnicas de elevação, além do fornecimento de equipamentos adequado.

– ESCORREGADIO:  A umidade do pátio durante o inverno, pode representar um risco para os pedestres. Combustíveis e óleos derramados no chão, também podem causar escorregamentos. Para evitar esse tipo de acidente, o pátio deve estar sempre limpo e caso aconteça algum acidente, os funcionários devem estar devidamente treinados, para lidar com a situação da melhor forma possível.

– ELETRICIDADE: O uso indevido de equipamentos e o armazenamento inadequado, podem causar acidentes, principalmente de choques elétricos, por causa do uso de certos equipamentos com a fiação danificada em ambientes úmidos. Para se prevenir destes transtornos, é importante que a instalação elétrica, seja periodicamente vistoriada por um eletricista certificado e os equipamentos utilizados, principalmente os que são manuseados em áreas úmidas, devem estar em bom estado e com as fiações devidamente encapadas. Caso o seu posto, possua lavagem de carro, você precisa se certificar que a instalação naquele local, esteja impecável e que os funcionários possuam os equipamentos necessários, para evitar qualquer acidente elétrico. Uma boa dica é colocar um botão de parada de emergência, nas maquinas de lava-jato.

– SISTEMAS DE AR COMPRIMIDO: Os principais riscos advêm do abuso desse equipamento e da inflagem em excesso dos pneus do veículo. Para controlar esses danos, certifique-se de que o sistema de ar esteja localizado à vista do atendente da loja para garantir uma supervisão constante e exiba informações claras sobre o uso do sistema de ar, por exemplo, o driver deve verificar as pressões corretas dos pneus e treine pessoal no uso seguro do equipamento.

Seguindo estas medidas de segurança periodicamente, você estará evitando que ocorra uma grande tragédia não só com os trabalhadores, mas também com pessoas que trafegam e circulam nas proximidades!

Veja outros artigos do nosso blog e confira outros casos que podem ajudar a compreender melhor sobre segurança e CFTV. Veja também outras seções do site e descubra as vantagens de adquirir um Circuito Fechado de TV, com a Yes CFTV – Segurança eletrônica!

Yes CFTV – Segurança Eletrônica, QUEM CONHECE CONFIA!

WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: