Yes CFTV -

Viaje para Ouro Preto e deixe sua casa em segurança

Viaje para Ouro Preto e deixe sua casa em segurança

Vai viajar no feriado e não quer ter problemas com a segurança do seu patrimônio, a YES CFTV tem uma dica.

Que tal Ouro Preto? Oportunidade para passear, viajar e conhecer novos lugares. Minas Gerais é um estado com muitas cidades históricas, excelente oportunidade de lazer. Próximo à capital mineira, cerca de 100 km, está Ouro Preto, uma cidade incrível, repleta de atrações como museus, igrejas centenárias, casarões, bares e restaurantes.

 

Saindo de Belo Horizonte, a melhor opção é BR-040, sentido Rio de Janeiro até o trevo que dá acesso a BR-356 (conhecida como Rodovia dos Inconfidentes). O trajeto todo asfaltado é um verdadeiro passeio entre as montanhas, repleto de paisagens naturais que dá para abusar nas fotografias.

 

Ouro Preto é fascinante, é uma viagem no tempo do Brasil Colônia. Suas ladeiras de pedra, as ruelas que estampam histórias e tradições. Por ali circularam escravos e grandes personalidades que deixaram seu legado para nosso país. A cidade que se esconde em meio aos vales e a neblina de toda manhã, parece uma tela pintada a mão. Por onde olha, uma surpresa, uma casa em estilo barroco, uma igreja, um monumento. Ouro Preto da pedra sabão, das superstições, dos contadores de história. A cidade que une o antigo com o novo. Das tradicionais festas, comemorações religiosas, aos “rocks” das repúblicas universitárias.

 

A beleza do Barroco

A suntuosidade da arte barroca está por todo canto, são igrejas e construções do século XVIII que tiveram Aleijadinho como grande ícone. Quem quer apreciar essa arquitetura não pode deixar de visitar a Igreja São Francisco de Assis, a Matriz Nossa do Pilar, o Museu do Oratório, a Casa dos Contos, o Museu da Inconfidência, Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o Museu da Arte Sacra.

 

A pedra sabão e o artesanato local

Impossível visitar Ouro Preto e não levar uma lembrança. A marca registrada do artesanato local são as peças esculpidas em pedra sabão. São esculturas, imagens religiosas e reprodução de pontos turísticos da cidade. As peças são facilmente encontradas nas tradicionais feiras da cidade, a principal localizada em frente à Igreja de São Francisco de Assis, ou na Associação dos Artesãos de Ouro Preto, que fica na Avenida Padre Rolim e funciona todos os dias, inclusive nos feriados.

 

Contato com a natureza

Os apaixonados com ecoturismo também têm opções. A principal é o Parque Estadual do Itacolomi, que conta com 75 m² de área verde e trilhas para caminhadas e passeios guiados. O parque abriga mirantes naturais, construções históricas e belas paisagens que evidenciam o pico do Itacolomi que está a 1.700 metros de altitude. Outro local bastante interessante é o Horto dos Contos. Um parque que corta o Centro Histórico da cidade e conta com trilhas, fontes, caminhos que levam a outros pontos turísticos e atrações culturais.

 

Minas de ouro

Ouro Preto possuí diversas minas de ouro e pedras preciosas, várias abertas ao público. Entre as que recebem mais visitas, está a Mina de Chico Rei, um ex-escravo e figura mítica da história. Essa é a maior de Minas Gerais, com 1500 metros de túneis, mas a visita guiada não percorre por todos eles. Há também a Mina de Santa Rita e a Mina Jeje, ambas abertas à visitação e com 115 e 160 metros de túneis, respectivamente.

 

Maria-fumaça

Outra atração é o passeio de maria-fumaça, um trajeto de 18km entre Ouro Preto e Mariana, em uma locomotiva de 1949 com interior em madeira, caracterizada ao início do século 20. Durante o passeio, os turistas podem apreciar a paisagem tipicamente mineira, com cachoeiras e montanhas. Aberto apenas finais de semana e feriado.

 

 Sistemas de segurança

Se você vai viajar e não quer ter problemas com a segurança do seu patrimônio, a confira a lista que preparamos para você, que vai deixar seu imóvel mais protegido.

1) Instale câmeras de segurança e alarme. Eles agem de forma preventiva e inibidora. Além disso, com as câmeras, mesmo que haja alguma ocorrência, tudo será gravado e usado como prova e reconhecimento dos autores. Eles também permitem que você monitore em tempo real (por meio de tablet, computador e smartphone) tudo que acontece em sua residência, permitindo tomar providências, mesmo à distância. 

2) Avise seus vizinhos sobre a sua ausência, assim eles podem monitorar movimentações estranhas.

3) Suspenda a entrega de jornais e revistas. O acúmulo de correspondências é um sinal de que a casa está vazia.
4) Programe seu telefone fixo para o modo “siga-me”, assim qualquer ligação para sua residência será transferida automaticamente para o número telefônico que você indicar.

5) Não guarde joias, dinheiro e documentos importantes em casa. Os cofres de bancos existem para essa finalidade.
Todos esses cuidados são preciosos para que você curta sua viagem em paz e volte para casa em segurança, sem surpresas desagradáveis.

Quer se manter informado com dicas e notícias sobre segurança para residências, condomínios, empresas, comércios e indústria. Fique ligado nas nossas páginas no Facebook, InstagramLinkedin ou entre em contato conosco pelo telefone (31) 3377-2913 ou chame-nos no WhatsApp (31) 98309-9151.

%d blogueiros gostam disto: