Yes CFTV -

Segurança em condomínios: 5 atitudes que fazem a diferença

A segurança em condomínios não se limita apenas a portas e janelas dos imóveis bem trancadas ou instalação de equipamentos para CFTV. O tema segurança vai muito além disso: começa com medidas de precaução, trabalho coletivo, acordo de regras, reuniões para discussão sobre o assunto e bom convívio entre os moradores

Ou seja, para garantir a segurança é preciso trabalhar uma série de fatores dentro do condomínio. Pensando nisso, listamos 5 atitudes que podem ser tomadas para melhorar a segurança do seu espaço. Confira!

Organize um conselho focado em segurança

Programe reuniões regulares com os moradores do condomínio para tratar sobre segurança, mesmo quando tudo estiver tranquilo. Nesses encontros, ressalte a importância do assunto e deixe os moradores em alerta.

Procure convidar até mesmo os moradores menos interessados. Ter todos os envolvidos reunidos é importante para mantê-los atualizados sobre qualquer novidade, funcionários novos, instalação de aparelhos de segurança, etc. A comunicação é fundamental para que as modificações tenham sucesso e não haja mal entendido. 

Nas reuniões, eleja um conselho específico para tratar da segurança. Esse conselho fica encarregado de gerir normas tanto para moradores, quanto para funcionários.

Reforce as instruções de segurança

Sempre que possível, reforce aos moradores algumas medidas simples que evitam problemas e garantem sua segurança e dos vizinhos. São elas:

  • Evitar comentar sobre bens ou dinheiro guardado;
  • Não deixar a chave na portaria;
  • Informar à portaria se está aguardando alguma entrega, visita ou vistoria técnica;
  • Manter a porta do imóvel trancada.    

Contrate funcionários de confiança

Durante a contratação de funcionários, é preciso tomar alguns cuidados para evitar confusões e problemas futuros.

  • Faça entrevistas meticulosas com candidatos, independente do cargo que irá ocupar. Em alguns casos, verifique se o interessado tem algum curso de formação na área;
  • Sempre que tiver uma admissão ou troca de funções, apresente as mudanças aos moradores;
  • Deixe claro para os funcionários não deixarem seus postos durante o expediente para evitar possíveis transtornos e manter a segurança do condomínio. Esta norma deverá ser ainda mais rígida com os porteiros.

Adote medidas cautelosas no condomínio

A circulação de pessoas em um condomínio é inevitável e o monitoramento deve ser constante. Adotar algumas medidas cautelosas fará com que essa tarefa seja simples.

  • Pedir aos moradores que deixem uma ficha com o cadastro de empregadas domésticas, babás e outros trabalhadores na portaria;
  • Cadastrar as placas dos veículos dos condôminos;
  • Deixar avisado na portaria que, quando chegar uma visita inesperada, ela só terá permissão de entrar com o aval do morador em questão. Caso contrário, sua passagem deverá ser negada;
  • A respeito de visitas técnicas (como eletricista, pintor, encanador), é interessante o condomínio contratar uma empresa ou funcionário(s) definitivo para esses trabalhos. Quando isso for inevitável, é preciso confirmar com o morador se o serviço foi solicitado. Após a confirmação, o porteiro deverá pedir os dados do prestador de serviço e, se possível, entrar em contato com a empresa para verificar os dados do funcionário. Se o morador não solicitou a visita, está ausente ou houve problemas em constatar as informações com a empresa, a passagem deste técnico deverá ser negada; 
  • Manter câmeras de segurança nas áreas internas e externas do condomínio sendo supervisionadas vinte e quatro horas. A atenção precisa ser ainda maior nos cantos mais dispersos.

A cooperação é a principal atitude para se conseguir uma boa segurança em condomínios. Cada um fazendo sua parte e seguindo as regras impostas pelo sindico ou até mesmo por um conselho, a segurança não dependerá apenas da portaria. É importante a contribuição de todos para que tudo ocorra bem.

Quer receber mais dicas sobre segurança? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Equipe Yes CFTV

%d blogueiros gostam disto: